sumário
expediente
Volkswagen lidera mercado de caminhões em 2011
BALANÇO
6
Consórcio Scania
sorteará 8 caminhões
40 ANOS
9
Volvo FH é o mais vendido pela nova vez
FENABRAVE
8
Arocs feito sob demanda
para os clientes
CUSTOMIZAÇÃO
17
DIRETORA
Dilene Antonucci
EDIÇÃO
Dilene Antonucci (Mt 2023)
Nelson Bortolin
DIAGRAMAÇÃO
Thaila Nagazawa
Faticulo Andreo Monteiro
COMERCIAL
anuncie@cargapesada.com.br
CONTATO
AMPLA EDITORA
Avenida Maringá, 813 | sala 503
86060-000 Londrina | PR
Fone: (43) 3327 1622
redacao@cargapesada.com.br
revistacargapesada
www.cargapesada.com.br
RevistaCargaPesada
@revistacargapesada
revcargapesada
PEJOTIZAÇÃO
E m sua última edição de 2021, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Lei Complementar 188/2021, que cria o MEI Caminhoneiro. O texto foi sancionado sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro.
A matéria teve origem no PLP 147/2019, aprovado pelo Senado em 16 de dezembro. Com ela, caminhoneiros podem passar a se inscrever como Microempreendedor Individual (MEI) mesmo que tenham faturamento maior do que o teto das demais categorias incluídas no regime.
O MEI é uma modalidade simplificada de negócio. Com sua formalização, o trabalhador passa a ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pode emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários.
4
BALANÇO
F oi uma disputa acirrada, mas a Volkwagen acabou liderando o mercado de caminhões em 2021 segundo dados apresentados Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 37.460 unidades emplacadas contra 37.158 da Mercedes-Benz.
Ricardo Alouche, diretor da Volkswagen, comemorou a liderança de mercado. Em uma rede social ele postou: “Ser reconhecida como líder de vendas em 2021 foi uma das nossas mais importantes conquistas num ano de tantos desafios”
Na avaliação da Fenabrave, o ano foi de recuperação, para quase todos os
segmentos automotivos, com destaque para caminhões, motocicletas e implementos rodoviários. A falta de componentes, como os semicondutores, continuou afetando a oferta da indústria.
BALANÇO
E m 2021, o Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido entre todas as categorias comercializadas no país. O modelo ficou mais uma vez à frente de todos os demais, com o emplacamento de 8.935 unidades de janeiro a dezembro do ano passado, de acordo com estatísticas divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com este resultado, chega a nove o número de vezes em que o FH lidera o levantamento entre os caminhões pesados, nos últimos 13 anos. “Mais do que isso, de 2019 para cá o FH 540 lidera o ranking geral de caminhões no país, à frente até mesmo de modelos leves. É um feito inigualável no Brasil”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
8
CF
15
A DAF Caminhões Brasil apresentou o Novo DAF CF com Motor Paccar GR-7, de 6,7 litros, em chassi rígido, nas versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ampliando sua atuação no segmento de semipesados. Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega às concessionárias a partir de fevereiro.
O motor do Novo DAF CF foi desenvolvido pela engenharia da Paccar em parceria com a Cummins para atender ao setor de distribuição, oferecendo a cabine mais confortável deste segmento, muita robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível.
O novo modelo tem como público alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas
“O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
SONHOS
A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, recebeu, em dezembro, uma visita muito especial. Fechando com chave de ouro a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” – que custeou cursos de formação de condutores para habilitação profissional da categoria “C” para 30 mulheres – as vencedoras estiveram na empresa para participar de várias atividades, como a visita à linha de produção, além de se conhecerem pessoalmente.
Marina Harth, uma das ganhadoras da promoção, filha e esposa de caminhoneiros e mãe do Augusto, praticamente foi criada numa boleia. Ela diz que ama e não quer outra vida a não ser estar na estrada. Viaja sempre com o marido e divide com ele a direção do veículo.
___
18
BALANÇO
O Consórcio Iveco registrou em 2021 o melhor desempenho de sua história com a comercialização de mais de R$ 492 milhões em créditos, um aumento de 17% em relação a 2020. O resultado é atribuído à capacidade de adaptação experimentada pelo mercado durante o desafiante período de pandemia.
Com a demanda por veículos pesados em alta e estoques em baixa, por conta da crise de semicondutores que afetou a produção automotiva no mundo todo, ter que se planejar para uma aquisição no futuro virou a realidade de muitos consumidores e um atrativo explorado por montadoras e concessionárias. “O mercado estava muito aquecido e, automaticamente, conseguimos aproveitar esse fluxo, pois a compra programada e o planejamento são algumas das principais características do consórcio”, diz Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon.