Revista Carga Pesada
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Ford relança Transit

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Cons. Scania - Setembro

Montadora garante que está normal fornecimento de peças para caminhões da marca

A Ford lançou na segunda-feira (14) a Divisão de Veículos Comerciais no Brasil e a nova Transit, produzida no Uruguai. Durante a coletiva de lançamento, o vice-presidente de Assuntos Governamentais da montadora, Rogelio Golfarb, respondeu perguntas dos jornalistas sobre a confiança do consumidor em adquirir o veículo depois que a marca decidiu deixar de produzir no Brasil em 2019. Ele também garantiu que não está havendo desabastecimento de peças para os proprietários de caminhões da Ford.

“Montamos uma estrutura gigante para atendimento desse consumidor. Temos uma grande disponibilidade de peças (de caminhões)”, declarou ele ao ser questionado pela Revista Carga Pesada.

O executivo afirmou que a empresa não tinha tecnologia para continuar competindo no mercado de caminhões no País. Mas que, no segmento da Transit, a situação é diferente. “Somos líderes nesse segmento. Todos os competidores sabem que lideramos mercados importantíssimos, inclusive Estados Unidos e Europa.”

Golfarb demonstrou que a a Ford está preocupada com a imagem deixada após o fechamento das fábricas no Brasil e aposta na divulgação da estrutura da Divisão de Veículos Comerciai para conquistar a confiança do consumidor.

A nova área de negócios nasce com uma estrutura dedicada de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor, incluindo recursos de conectividade para oferecer uma solução completa aos clientes comerciais, com foco na produtividade.

“A Ford conhece esse consumidor melhor do que ninguém. Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Transit é referência do segmento de vans no mundo e um dos pilares do novo negócio de veículos comerciais da marca. Com mais de 60 anos de história que praticamente contam toda a evolução da categoria e mais de 10 milhões de unidades produzidas, ela é líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa, há seis anos consecutivos. Como parte da evolução contínua, a Europa já anunciou a chegada da versão elétrica E-Transit, que abre caminho para o futuro desenvolvimento da linha.

Para o lançamento no Brasil e na América do Sul, a Transit passou por um programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha.

Esse programa incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de km rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características únicas do clima, estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos.

O mesmo cuidado foi dedicado à manufatura, na nova fábrica construída em parceria com a Nordex, no Uruguai – a quinta a produzir a Transit no mundo, ao lado da Turquia, Rússia, China e Estados Unidos – , com um investimento de US$50 milhões.

“A nova fábrica é resultado de um modelo inovador de parceria da Ford com a Nordex, empresa especializada em manufatura e com mais de 50 anos de experiência no setor. Ela garante uma estrutura altamente eficiente e com custos competitivos para atender o tamanho e as necessidades do nosso mercado, com padrão global de excelência e qualidade”, afirma Guillermo Lastra.

A linha será produzida inicialmente no modelo de passageiros, ou Minibus, nas versões para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico, além da chamada versão vidrada, sem bancos, para o cliente configurar como for preciso. A versão de carga, ou Furgão, chega logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.

A Ford desenvolveu ainda uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit, com suporte técnico e garantia de qualidade.

Conectividade

A conectividade é um dos grandes diferenciais da Transit para poder operar sem paradas o máximo de tempo possível. Ela é a primeira a vir com um modem embarcado, o FordPass Connect, que coloca o veículo na palma da mão do cliente onde ele estiver e também agiliza os serviços para ele ganhar produtividade e otimizar o seu tempo de trabalho.

Com o aplicativo FordPass, o cliente pode saber o status da Transit, a sua localização em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular. Como, por exemplo, travar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão.

Outra função importante é o alerta de modos de falha. O modem embarcado trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de 3.000 modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado, por exemplo, até variações no desempenho do motor. Além de gerar um alerta no celular, ele orienta o que é preciso fazer para corrigir o problema.

Se for um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a assistência 24 horas entra em contato com o cliente proativamente para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução. O FordPass também permite agendar e acompanhar o andamento de serviços no veículo com uma jornada 100% digital e agiliza o atendimento em todos os canais da marca.

Serviços pós-venda

A área de pós-venda é um dos pilares da Divisão de Veículos Comerciais da Ford na região. Toda a rede Ford vai vender e dar assistência para a Transit, com mais de 100 concessionárias preparadas com ferramental, estoque de peças, técnicos treinados, boxes exclusivos e horários flexíveis para garantir uma manutenção rápida e de qualidade em todas as regiões do Brasil. O cliente terá também um canal exclusivo na Central de Atendimento Ford com assistência 24 horas, sete dias por semana.

“O cliente de veículos comerciais não pode parar, porque o veículo é a base do seu negócio e precisa estar sempre pronto para trabalhar. Por isso, com a Transit estamos trazendo não só o melhor produto, mas também o melhor serviço pós-venda”, destaca Flávio Costa.

O suprimento de peças é garantido por cinco centros de distribuição e um sistema avançado de logística para entregas rápidas em todo o país. Além das unidades em Barueri, São Paulo; Gravataí, no Rio Grande do Sul; e Salvador, na Bahia, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, em Porto Feliz e Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças, incluindo 30.000 da Transit.

 

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