O OM 471 tem tecnologia Euro 6 e promete 8% de economia de diesel
O percentual tem por base o consumo médio do modelo atual, o Actros 2651, de 510 cavalos, com um detalhe adicional: o novo propulsor entrega 530 cavalos de potência e vem preparado para receber todos os recursos de segurança e tecnologia que a nova linha agrega em lançamento praticamente simultâneo com o mercado europeu.
Batizada de BlueTec 6, a nova tecnologia da Mercedez-Benz, além de reduzir em 80% a emissão de óxidos de nitrogênio e em 50%, de material particulado, como prevê a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6, traz também novas faixas de potência e torque para as linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegarão ao mercado a partir de 2023.
Com redução de consumo e melhoria na potência e torque, a Mercedes-Benz acredita que o investimento adicional de 15 a 20% no custo de aquisição dos novos modelos seja amortizado rapidamente.
INTELIGÊNCIA – As famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA equipam os caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road. Já o OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA equipam os extrapesados on e off-road.
O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, que possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.
Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.
As novas versões dos motores foram testadas em Bancos de Provas do Laboratório de Emissões na fábrica em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em condições reais de operação para se adequarem às demandas da realidade brasileira.
Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em Bancos de Prova e cerca de 250 protótipos de motores.
Além da economia de diesel e aumento de potência, a nova linha Euro 6 promete redução nos custos operacionais. O consumo de óleo lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5).
1 comentário
Que beleza, caminhão medio com 321 CV, é tudo que precisamos para uma boa ultrapassagem!