As potências vão de 3.300 Nm (660) a 3.700 Nm (770cv)
Os novos caminhões Euro 6/Proconve 8, com motores V8 da Scania, vão substituir os atuais Euro 5 e serão utilizadas na cabine P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018. Eles prometem até 2% a mais de economia.
Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos – as maiores do mercado
“Serão caminhões capazes de revolucionar a eficiência da operação baseados em três pilares. A gestão inteligente e rentável – com eficiência energética e redução das emissões de CO2 –, a disponibilidade máxima do produto rodando o maior tempo possível e a confiança e qualidade dos nossos serviços”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
As plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração.
Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300Nm (660) e o 3.700 Nm (770cv). Os modelos serão vocacionados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10×4 no 770) e no segmento de cargas indivisíveis.
Veja no vídeo abaixo do canal MTED detalhes sobre o caminhão mais potente do mundo que estará disponível no Brasil a partir de 2023:
Os propulsores também estão 2% mais econômicos do que a geração Euro 5. “No ‘cartão de visitas’ do R 770 V8 está escrito “eu sou o caminhão mais potente do mundo no segmento rodoviário” e agora estará disponível no Brasil fazendo história”, comenta Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.
Os lançamentos foram desenvolvidos com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2023.
A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis com combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).
O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8. Esse filtro, por sua vez, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.