Scania - Transportador

DAF conquista 10% de participação nos pesados

0

Evento em São Paulo reuniu clientes, concessionários e parceiros para comemoração de 10 anos e 30 mil caminhões produzidos no Brasil

As três gerações de caminhões DAF fabricados no Brasil desde o início das operações

Tendo como palco o prédio da histórica Estação Júlio Prestes no centro de São Paulo, a DAF comemorou os resultados de 10 anos de presença no mercado brasileiro de caminhões com a produção de 30 mil caminhões na planta de Ponta Grossa (PR). A marca celebrou também a conquista de 10% de participação no segmento de pesados.

A diretoria da DAF brinda os 10 anos de presença da marca no Brasil

“Fomos a única montadora que cresceu este ano no Brasil: até setembro foram 19,6% de crescimento enquanto o mercado geral caiu 16,7%”, comemora o diretor comercial Luis Gambim. “E temos espaço para crescer ainda mais aumentando nossa base de clientes e rede de concessionários”.
Gambim destacou que a DAF está investindo na área de pós-vendas, marketing, na área administrativa e de para competir de igual para igual com as marcas tradicionais que já estão há décadas no mercado brasileiro: “Continuaremos com nosso plano de expansão de lançamento de produtos para os próximos anos, inclusive com a ampliação de fábrica. E, a partir daí, poderemos suportar a exportação para a América Latina, ou seja, nossa fábrica em Ponta Grossa passará a ser o hub de exportação para o continente”, ressaltou Gambim.
Este ano a DAF está entre as três marcas que mais emplacaram caminhões Euro 6 e ficou, nos últimos 18 meses, na vice-liderança dos pesados, além de ampliar seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,9% e, acima de 40 toneladas, para 13,8%.
Ainda segundo Gambim, o Brasil é um mercado estratégico para a DAF devido ao potencial ambiente de negócios e de crescimento para a companhia. Para atender uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada, DAF fortalece sua rede de concessionárias em 100% do território nacional. Hoje, são quase 60 concessionárias e, até 2025, com mais inaugurações previstas, o plano de expansão entrará em uma segunda fase. “Em 10 anos, conseguimos sanar qualquer dúvida que o mercado poderia ter em relação à credibilidade da DAF. Tudo que prometemos foi cumprido. Quando eu falo credibilidade, não é apenas sobre o produto, mas também a capacidade de implantar os investimentos necessários para a sustentabilidade da marca. Em apenas uma década, a DAF já é protagonista de um futuro muito promissor. Esse é só o começo”, conclui o executivo.

Funcionários da fábrica da DAF, em Ponta Grossa, comemoram o aniversário da empresa.

HISTÓRIA – Do anúncio da chegada ao País, em 2011, com a construção da fábrica em Ponta Grossa, e a produção do XF105, a DAF iniciou, dois anos mais tarde, a produção dos motores MX e do CF85, além de inaugurar um novo relacionamento comercial com seus clientes pelo Consórcio Nacional DAF. Ao lançamento do CF85 juntou-se a versão fora de estrada XF105, em 2017.
Em 2019, o banco da marca, Paccar Financial desembarcou em Ponta Grossa para viabilizar negócios para os clientes DAF e atualmente responde pelo financiamento de 42% dos negócios da marca. Neste mesmo ano foi inaugurado o Centro de Distribuição de Peças da Paccar Parts para apoiar a distribuição de peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.
Com o novo DAF XF no ano seguinte e a Nova Linha DAF em 2021, a DAF seguiu para incluir as tecnologias do Euro 6 no seu portfólio de produtos e estrear no segmento de semipesados com o CF Semipesado Rígido com motor de 7 litros. A consolidação veio neste ano em que comemora uma década de história, 30 mil caminhões fabricados e presença em 100% do território nacional com sua rede de concessionárias.
“Desde o início, nossa meta é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa e também do know-how mundial que temos como grupo Paccar, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta e com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium. O respaldo da Paccar em todos os seus negócios garante, há 86 anos, o pagamento ininterrupto dos dividendos aos acionistas. Com essa segurança, assumimos a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, e, para isso, priorizamos em nosso plano de negócios as melhores vantagens econômicas e operacionais para os transportadores e condutores. E agora, uma década depois, escrevemos somente o primeiro capítulo de nossa longa jornada com o País”, complementa Lance Walters, Presidente DAF Brasil.

Compartilhar

Deixe um comentário