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Solução da Goodyear e ZF promete 13% a mais de vida útil do pneu

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Scalar Evo Pulse foi lançado pelas companhias nesta sexta-feira (14)

Nelson Bortolin

A Goodyear e a ZF lançaram nesta sexta-feira (14) um novo produto para o mercado de transporte rodoviário de carga. Chama-se Scalar Evo Pulse. Basicamente, o sistema capta informações dos pneus de um veículo e transmite para uma plataforma web da Goodyear, a Goodyear Mobility Cloud. Acessando essa plataforma, os gestores de frotas podem obter dados de pressão e temperatura de cada pneu, além da geolocalização do caminhão.

O hardware desenvolvido pela ZF é ligado a sensores inseridos nos pneus. Ele pode ser instalado na carreta, de modo que as informações são transferidas mesmo que o veículo esteja desengatado.

O sistema também conta com alertas que são enviados automaticamente aos emails dos gestores. Mas, adicionalmente, a Goodyear oferece um serviço de acompanhamento humano desses alertas feito por uma equipe especializada que orienta o frotista para o melhor uso dos pneus.

Em entrevista para a Revista Carga Pesada, a gerente sênior de Serviços & Soluções da Goodyear, Fernanda Bare, explicou que os testes feitos até agora mostraram uma melhora na performance dos pneus em 13%. “Depois de 15 meses, a gente chegou a alguns resultados importantes. Conseguimos aumentar o desempenho dos pneus em 13%. Então, se um pneu performa 100 mil quilômetros, ele passa a ter um desempenho de 113 mil quilômetros”, conta.

Bare afirma que os frotistas, muitas vezes, se perdem diante de tanta informação de telemetria enviada em tempo real dos veículos. “Nós estruturamos uma equipe que traz um conhecimento em gestão de pneus para a tratar esses alertas, de modo que o cliente possa colher efetivamente um benefício financeiro.” O serviço funciona 24 horas por dias e 7 dias por semana.

Mauricio Ziemann Paguaga, gerente Sênior da Linha de Negócios de Soluções Digitais e Industriais da ZF Aftermarket, explica que, para os veículos que dispõem de freio eletrônico EBS, os benefícios podem ser maiores. “O freio eletrônico traz uma imensidão de novos dados, que até então não estavam disponíveis nas carretas”. Ele se refere a informações sobre o acionamento dos freios e o controle de estabilidade. “Se a carreta está em algum risco iminente de acidente, haverá um alerta sobre isso.”

Paguaga lembra que, desde janeiro deste ano, está proibida a fabricação de implementos rodoviários sem freio EBS.

Ele destaca que a telemetria no Brasil foca os cavalos-tratores e não as carretas. “Mas, quando a gente olha para o implemento, ali são pelo menos 12 pneus numa carreta de três eixos. Toda a carga está ali. Então, imagina se você tem um pneu descalibrado, além de você estar prejudicando o próprio pneu, o arrasto é muito maior. E vai acabar acabar consumindo mais diesel”, aponta.

Custo

De acordo com a Goodyear, o cliente do Scalar Evo Pulse não paga pelo sistema instalado, apenas uma mensalidade pelo serviço. Questionada sobre o custo, Fernanda Bare diz que, por uma “questão estratégica”, não pode informar. “Mas depende muito da frota e da quantidade de pneus.” Ela garante, no entanto, que a economia gerada pelo sistema compensa o investimento.

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