Scania Combustível

Motor flex para caminhão funciona a gás e hidrogênio

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Essa foi uma das novidades da Iveco apresentadas no IAA Transportation

A Iveco montou no IAA Transportation, maior evento mundial do setor de transporte, um estande cheio de inovação. A feira foi realizada na semana passada em Hannover, na Alemanha. Entre as novidades da montadora, estava um protótipo de motor de caminhão flex, que funciona a gás e a hidrogênio. “É um motor de 6 cilindros, o nosso NEF 6.7, com 280 cavalos”, explica o presente FTP Industrial, Carlos Tavares.
Na semana passada, ele e o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco, Carlos Fraga, concederam uma entrevista ao grupo de jornalistas Carbono Zero, do qual faz parte a Revista Carga Pesada. Ambos estavam em Hannover, na Alemanha, participando do IAA Transportation, o maior evento do setor de transporte do mundo.

“É um motor que vai ser bastante requisitado pelo mercado, pela flexibilidade. Você pode abastecer com esses dois combustíveis na composição. É um veículo totalmente limpo, totalmente verde. E que tem uma vantagem: Se você ficou sem hidrogênio, ele funciona 100% a gás. Se ficou sem gás, vai ter ele funcionando 100% a hidrogênio”, destaca Tavares.

Durante a entrevista, Carlos Fraga explicou que o estande da Iveco era um dos maiores da feira e se encontrava dividido em quatro “pilares” .“O primeiro é bem emocional. A gente trouxe um veículo do Metallica (banda de rock dos Estados Unidos). O caminhão percorreu toda a Europa, transportando os equipamentos do Metallica na tour que eles fizeram”, explica o diretor.

De acordo com Fraga, diferentemente do Brasil, onde os caminhoneiros preferem música Sertaneja, na Europa, eles são apaixonados por rock. Ao todo a Iveco produziu 72 caminhões S-Way estilizados em homenagem à banda, cuja última turnê chama-se 72, ano da fundação do grupo.

Um segundo pilar destacado pela Iveco foi o dos caminhões a hidrogênio. A montadora mostrou que há duas formas de impulsionar esses veículos. “A gente traz tanto os caminhões a hidrogênio com célula de combustível, quanto os veículos a hidrogênio com motor a combustão. Ou seja, para quem achava que o motor a combustão estava morto, não é verdade.”

Apesar de a maioria das montadoras já terem apresentado seus protótipos, os caminhões a hidrogênio ainda vão demorar para se tornar realidade, inclusive na Europa, onde, segundo Fraga, há apenas 50 postos preparados para abastecer esse tipo de veículo.

O terceiro destaque da montadora Italiana em Hannover foi o elétrico da categoria abaixo de 3,5 toneladas, lançado em parceria com a Hyundai. “É um veículo que vem a complementar o nosso portfólio nessa faixa entre 2,5 a 3,5 toneladas”, conta.

O quarto pilar da Iveco foi o veículo autônomo. “Nós trouxemos também, com o nosso parceiro da Califórnia, a empresa Plus, o nosso veículo autônomo, que a gente vem testando. Ainda não está em fase comercial”, explica.


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